Recursos de galego para secundaria

O Carnaval brasileiro

A sua é uma festa muito diferente da nossa. A primeira diferença é que eles festejam o Carnaval no verão e está calor. Outra é que os disfarces não são assim tão importantes, o que importa é a música e a dança. Pode-se dizer que tocar e dançar o samba é o jeito de festejar deles. O samba é um género musical que tem a sua origem nas comunidades afro-brasileiras da cidade do Rio de Janeiro a começos do século XX. Durante a época do Carnaval toca-se e dança-se samba-enredo, que é uma modalidade específica de samba criada para desfilar.

Os desfiles decorrem num local chamado sambódromo e as escolas de samba ensaiam durante todo o ano as danças que realizarão ali. Os desfiles desenvolvem-se durante vários días e cada escola tem uma hora aproximadamente para desfilar. Durante esse tempo ouve-se samba-enredo e todos marcham ao ritmo dele. São miles as pessoas que fazem parte de cada escola e ao acabar de marchar uma, marcha a seguinte.

Ainda que o espetáculo do sambódromo é a imagen que todos temos na cabeça do Carnaval brasileiro, o certo é que apenas os brasileiros ricos e os turistas se podem permitir aceder a este evento porque os bilhetes são muito caros. Como não têm dinheiro, muitos brasileiros vão ver os ensaios. Isto é o que fazem os vizinhos da favela Mangueira, a única favela que tem uma escola de samba própria que participa no desfile.

Agora vamos ver um timelapse, uma série de fotografias montadas como um filme e que nos mostram tudo o que acontece no sambódromo a câmara rápida:

Para te familiarizares com o samba, a música e a dança mais populares do Carnaval, dá uma vista de olhos nestes vídeos:

Então, se a maioria dos brasileiros não vão ao sambódromo, como festejam o Carnaval? Pois na rua. A folia, a diversão estão nas ruas e todos dançam ao ritmo dos blocos, que são grupos de foliões que animam a festa.